Analisar funcionalmente fenômenos (processos) comportamentais em contextos em trabalho de organizações.
Em função das limitações em relação à atividade presencial ou circunscrita aos recursos de internet, o trabalho será realizado em exposições, ilustrações e debates em função de questionamentos ou solicitações dos participantes.
O trabalho será feito em etapas, conforme os itens do plano de questionamentos e exposições apresentado e, a cada etapa, será solicitada contribuições, questionamentos ou avaliações dos participantes.
Na plataforma, você tem acesso às duas aulas - serão 4 horas de aulas gravadas!
Exclusivo para psicólogos, psiquiatras, estudantes de psicologia, e residentes de psiquiatria.
*é necessário apresentar comprovação
Possui graduação em Licenciatura Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), graduação em Bacharelado Em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1972), mestrado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1977) e doutorado em Doutorado Em Psicologia – Experimental pela Universidade de São Paulo (1980). Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: comportamentos profissionais, análise comportamental, formação do psicólogo, ensino superior e análise experimental do comportamento, comportamentos constituintes de organizações e sua organização em sistemas de interação. Foi professor da Universidade Católica de São Paulo (1971 a 1978), professor Titular da Universidade Federal de São Carlos (1978-1998)e é Professor Titular da Unviersidade Federal de Santa Catarina (desde 1999). Orientou pós-graduandos no Programa de Pós-graduação em Educação e no Programa de Pós-graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos e no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (desde 2000). Foi consultor da CAPES, do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB). Foi chefe de Departamento de Psicologia na PUCSP, Diretor de Centro e Pró-reitor de extensão na Universidade Federal de São Carlos. Foi consultor da Universidade de Caxias do Sul nas décadas de 1980 a 2000. Publicou 13 livros a respeito de comportamento, gestão de ensino superior e de pesquisa e extensão e programação de ensino. Supervisiona estágios de estudantes de Psicologia desde 2005. Foi consultor da SESu para o planejamento da Universidade de Cabo Verde em 2008 e 2009 (trabalho interrompido por alteração no convênio entre os países). Tem seis prêmios por trabalhos científicos e didáticos (dois nacionais e quatro regionais).